quarta-feira, 9 de maio de 2012

A beleza como presente de Deus!

Tenho pensado na beleza como um presente de Deus ao ser humano! Semana passada eu estava estudando um pouco de filosofia, e ao chegar na Idade Média, pude perceber que o ser humano, com sede de poder, quis incutir que a beleza da mulher era algo corruptível e feio. Que era preciso fugir da beleza, pois isso era fonte de pecado e cilada do demônio. As mulheres precisavam cobrir o corpo, o prazer, em todas as suas dimensões, era proibido e tudo que pudesse trazer alegria ao ser humano era combatido.
Deus fez o homem e a mulher para serem felizes. E essa felicidade também passava pela beleza, pelo prazer e pela busca Dele como centro de todas as coisas. 
Quando Deus fala com Moisés para que faça uma arca no deserto, Ele pede que essa arca  e todos os seus utensílios para acompanhá-la, sejam revestidos de beleza. Mas o ser humano mais uma vez não compreendeu a linguagem de Deus. O poder deve ser todo do Senhor e para nós, apenas o Seu cuidado.
No momento em que entra o desejo de poder no coração do homem, entra também o querer dominar o outro, por aquilo que o faz sofrer, convencendo-o de que não se pode desejar o belo, nem ter prazer nessa vida, só sofrimento! Sendo assim, Deus se retira, pois não é Ele mais o Centro de todas as coisas.
Tudo que eleva a nossa alma, tem a ver com beleza: a imensidão do mar, o céu estrelado, o crepúsculo, uma manhã ensolarada depois de uma noite chuvosa, o encantamento ao ver uma criança e a beleza e elegância de um homem ou de uma mulher. Que essas realidades, mais do que elevar a nossa alma, nos remeta à grandeza de Deus que é imensamente lindo!
Um beijo no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário