sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dia de Suspiros e Presentes! Hummm!!!!


Está chegando o dia de romantismo, pintado com cores lindas e, claro, com motivo de sobra para se presentear! Mais é bom saber que essa data já tem mais de de mil e seiscentos anos e se originou na Roma Antiga por causa de uma implicância do Imperador Claudio II, que durante as guerras achava que os solteiros eram melhores combatentes que os casados e por isso sempre mandava suspender os casamentos para que as batalhas fossem vencidas. O padre Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II. Além de continuar celebrando casamentos, ele casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. Tendo se recusado a renunciar ao Cristianismo, Valentim foi condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão.
Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pã (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
Linda e dolorosa essa história. Que nesse dia todos os que encontraram seus amores, independente de suas imperfeições, mais do que presentes materiais perpetuem por todos os dias do ano o romantismo do dia 12 de junho.
Um beijo acucarado no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário