sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ela já foi assim!! A versatilidade milenar das bolsas!!


Interessante como esse objeto não é só um acessório, por mais que atualmente, usemos como tal! Quando assistimos filmes antigos, podemos observar que elas já estão presentes, só que de uma forma necessária e discreta, onde os que a utilizam, fazem para carregar mantimentos, água, ferramentas para caçar ou pescar e pouco a pouco foi conquistando seu espaço. Atualmente ela é praticamente, uma necessidade, já que não conseguimos sair sem um aparato de coisas que são extremamente indispensáveis para nossa locomoção. Ou seja, entrou na vida do ser humano discretamente tornando-se inevitável não ter uma, duas ou mais, embora, muitas mulheres usem-na como acessório e por isso algumas, fazem coleção de bolsas. A bolsa está na vida do homem e da mulher desde quando eram primitivos e faziam na rocha suas pinturas rupestres. Esses povos registraram através dos desenhos seus costumes. Foram achados pinturas com imagens femininas com bolsa penduradas no braço. Os grupos pré-históricos eram nômades e se deslocavam de acordo com a necessidade de obter alimentos. Como já haviam descoberto que a pele dos animais servia para a proteção do corpo, podem ter desenvolvido também um sistema de receptáculos para carregar e proteger suas caças.
A própria Bíblia trás no livro do Profeta Isaías 3: 16 citação que fala sobre bolsa feminina onde diz: "Naquele dia tirará o Senhor os seus enfeites: os anéis seus dos artelhos, as toucas, os colares em forma de meia-lua, os brincos, os braceletes, os vestidos, os diademas, as cadeias dos artelhos, os cintos, os amuletos, as caixinhas de perfumes, os mantos, os xales, as bolsas, os espelhos, as capinhas de linho e as tiaras. Nessa época a bolsa tinha forma de saco, seu material era couro e podia ser prendido na cintura além de ter o nome de alforje; era mais ou menos no ano 750 a.C.
Então o que se vê é que, desde os tempos pré-históricos, passando pela idade antiga, a ponto de se citado em escritos bíblicos, percebe-se a importancia da bolsa na vida do homem e da mulher.
Em breve conto um pouco mais dessa história que passou por tantas transformações até chegar à diversidade dos dias atuais.
Um bjo no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário