sexta-feira, 8 de julho de 2011

Por que nossos afetos nos afetam tanto?


São perguntas feitas e nem sempre respondidas. A afetividade no ser humano é algo tão forte, ao mesmo tempo que tão frágil, que é capaz de fazer uma pessoa morrer, por não ser amado(a), ou viver cheio de sorrisos, alegrias e agradecimento por se sentir amado. A afetividade move o mundo, pois é dessa maneira que se estabelecem relações de amizades e de amores. E o que se percebe é, que por mais rico ou mais pobre que seja, se se tem um amor, ou um amigo verdadeiro, se tem tudo na vida. E quando o contrário acontece, se pede pra morrer. E se a pessoa, não experimentou nem o amor de Deus, aí ocorre o suicídio! Quando se sente um frio no corpo, consegue-se o aquecimento através de cobertores, um chocolate quente ou um chá escaldante, fazendo-o reagir e ele(o corpo), agradece. Mas quando esse frio é no coração, começa-se a busca, para se sentir aquecido. Mais é importante que não se busque apenas num amor afetivo-sexual essa realização, mas criar laços de amizades verdadeiras, faz com que o coração esquente, porque o mais importante para a espécie humana é se sentir amada. Além do mais nos dará paciência para esperar o escolhido. E tem uma Palavra em Proverbios que diz: "Há amigos mais chegados que irmãos".
É claro que todo mundo, ou pelo menos a maioria, quer ter um companheiro(a) de vida, e sem dúvida, é de fundamental importância para a construção da pessoa enquanto filho de Deus, pois a própria Palavra nos diz que "não é bom que o homem/mulher esteja só". Mas infelizmente o que se tem visto no caminho da vida são pessoas feridas, machucadas e que não conseguem manter uma relação saudável, não buscando ser para o outro instrumento de sabedoria, de afeto e realização como quer o Senhor. As pessoa tem se tornado instrumento de dor e sofrimento para as outras. E o pior, não buscam superar as dores e já partem para outras relações, sem ao menos estarem curadas, carregando os sofrimentos passados para a relação presente. Ou vivem superficialmente um compromisso que exige profundidade.
Mas graças a Deus também existem pessoas realizadas e bem sucedidas no quesito afeto. E isso inspira aqueles que desejam ter uma relação mais próxima cheia de carinhos, cuidados e doação. Para que quando for o dia de se apresentar diante do Senhor, apresentará uma pessoa, construída, inteira e que verdadeiramente amou e foi amada no mais profundo do seu ser. É isso que Deus quer para todos os seus filhos! Não permitamos que a frase: "enquanto o certo não vem, vamos ficando com os errados", nos seduza, pois são os errados que farão crateras num coração que Deus criou para amar, ser, construir e ser construído por uma pessoa que foi escolhida por Ele para participar de nossa vida.
Um Beijo afetuoso no seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário