quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Ideal nem sempre é tão bom quanto o real!!!


Vivemos numa sociedade onde em todas as coisas se busca o ideal. Na escola, o discurso é feito para o aluno ideal. Quando se está em busca de um amor, logo vem à mente um amor ideal. A mulher busca o homem ideal e o homem busca a mulher ideal. Os pais querem que seus filhos sejam filhos ideias. No trabalho, se quer um funcionário ideal; e o funcionário sonha com o chefe ideal. E ainda tem a religião, onde na Igreja, queremos que o líder seja o ideal, irmãos ideais e por aí vai.
No fundo o que existe no coração humano é o desejo de perfeição. Só que quem deseja isso é alguém com defeitos e qualidades. Em todas essas circunstâncias citadas acima, não existe o ideal. A sociedade é formada por pessoas reais. No amor eu preciso encontrar, aprender a conviver e amar uma pessoa real. Porque o outro também quer uma pessoa ideal, mas eu sou real. Precisamos reformular o nosso olhar e os nossos desejos. O pedagogo, não pode continuar a construir uma pedagogia para o aluno ideal. As pessoas precisam se convencer que é muito melhor encontrar para partilhar a vida um ser humano de carne e osso, que também está em construção.
É claro que, o Perfeito e Maravilhoso Deus colocou em nosso coração o desejo de perfeição, mas também permitiu que em nós haja o pecado. E aí é que está a pedagogia de Deus! À medida que se faz a experiencia, a busca pela perfeição parte de dentro para fora. E aí o real,vai se concretizando no fazer do caminhar, se formando e transformando no ideal.
É o desejo de perfeição que nos faz buscar alguém bonito para estar do nosso lado, pois a beleza denota perfeição! E muitas vezes nos dizemos: "Nossa, fulano é tão bonito(a) e não consegue ficar com ninguém!" Mais isso acontece porque a beleza por si mesma, não faz muita coisa. É preciso que queiramos ser melhores e isso se faz ao longo do caminho, tendo como norte a Bússola verdadeira. E o amor vencerá em nós, pessoas reais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário