sábado, 2 de julho de 2011

Meias-calças, uma combinação de imensa beleza!



Na atualidade a meia-calça se tornou um acessório tão necessário em tempos frios, sobretudo, quando se utiliza com saias, shorts, bermudas ou vestidos. O que se vê também é a tendência de texturas e simetrias diversificadas, como meia-calça de lã que fica ótima se usada com short e oxford, rendadas, de listras, de bolinhas, coloridas, enfim, cada uma mais bela que outra e que, sinceramente, tenho vontade de tê-las todas ou pelo menos uma para cada dia do inverno. Mas esse acessório tão utilizado em nossos tempos tem uma trajetória de longa data. Há registros de seu uso já na Mesopotâmia, de aproximadamente 2.200 anos atrás. Só os soldados usavam para afastar o frio, eram confeccionadas de lã ou algodão e costuradas na parte de trás para facilitar a montaria dos soldados. No século XIV, a meia-calça passou a ser utilizada por nobres, que competiam entre si pela riqueza dos materiais utilizados nas peças, então ricamente bordadas. No reinado de Catarina da Rússia, os homens utilizavam as meias-calças como artefatos de sedução, pois as malhas coladas ao corpo valorizavam seus dotes físicos.
A tecelagem era uma arte no século XV. As meias-calças tiveram grande importância nos reinos que viriam a formar a Espanha, cuja moda ditava o tom na Europa entre 1550 e 1650. A moda masculina tinha necessidade de criar meias que não enrugassem nas pernas, pois os homens espanhois mostravam essa parte do corpo com o uso de calças que cobriam somente as coxas. A fama dos grandes tecelões espanhois logo ultrapassou as fronteiras. Os nobres tinham uma média de oito pares - sinal de muito luxo - e os reis eram presenteados com meias de seda espanholas.
O bom é que vou poder falar aos poucos sobre a trajetória da meia-calça, pois é importante sabermos como chegou aos nossos dias um acessório que deixa qualquer mulher mais refinada e elegante, além de dar um toque todo especial de feminilidade, não é mesmo? Um bjo no coração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário