sábado, 30 de julho de 2011

A Honestidade que ilumina!!!


Esses dias estava meditando sobre a honestidade! Cheguei a conclusões interessantíssimas e que procedem de uma forma impressionante! Para mim a honestidade vai além do não se apropriar das coisas alheias. Posso explicar! Ela está presente em várias dimensões de nossa vida! Mas você deve estar se perguntando: por que Tânia você elaborou esse pensamento? Porque comecei a observar algumas pessoas que se acham honestas pelo simples fato de não afanar, roubar, como queira, as coisas que não são suas. Mas se sentem no direito em ser desonestas afetivamente, querendo fazer do outro um escravo afetivo, enganando, ludibriando, mentindo!
Hoje conversando com um colega professor de história, ele dizia que não quer continuar dando aula de geografia num cursinho da cidade, porque acha que não é algo legal ele ser de uma área e dar aula em outra. Em seguida eu disse a ele: isso é honestidade! Vez ou outra vemos nos noticiários pessoas se apropriando de profissões que não são suas para enganar outras e, apenas vemos como estelionatários, falsos profissionais, etc. Na realidade o que estamos de fato, é diante de pessoas desonestas. Antes de iniciar este post, fui olhar no dicionário o que significa mesmo esta palavra e percebi que estava certa a minha linha de pensamento, pois lá está escrito que honestidade significa: qualidade de honesto, honradez, probidade, decoro, castidade, pudor, recato. Ou seja, uma pessoa honesta é recatada, honrada, tem pudor. E essas palavras nos soam como antigas, não é mesmo? A impressão que se tem, é que essa postura em relação à vida também é antiga. Então é preciso ir além, pra que se possa considerar uma pessoa honesta! E vivemos hoje numa sociedade que quer induzir à falta de honestidade em todos os sentidos; seja profissionalmente, afetivamente, na busca das facilidades, sobretudo no que diz respeito ao dinheiro. Ser honesto não fácil, também nos seus desdobramentos. Mas com certeza é compensador!!! Pra ser honesto de fato, não basta olhar para os políticos e acusá-los de ladrões, até porque fomos nós mesmos que os colocamos lá. É preciso olhar pra si e buscar ver quais são os traços de honestidade que existem dentro de mim? A que corrupções estou propenso(a) a viver? É sendo honesto comigo mesmo(a) que consigo iluminar o mundo. E esse mundo, com certeza, está bem pertinho de mim!
Um bjo no coração!

Um comentário: